Comércio do distrito do Porto
O CESP está a negociar o Contrato Colectivo de Trabalho (CCT) dos trabalhadores do Comércio Retalhista do Porto com a Associação de Comerciantes do Porto.
No entanto, fomos informados que outros dois sindicatos estão disponíveis para retirar o direito ao descanso compensatório dos trabalhadores que prestam serviço ao Domingo - direito conquistado em 2019 e previsto na cláusula 66ª/8:
"8 - Nos estabelecimentos que não encerrem ao domingo, e cujos trabalhadores acordem individual e expressamente trabalhar nesse dia, têm direito a um descanso compensatório correspondente a 50% das horas de trabalho realizado por cada domingo trabalhado."
Defendemos o encerramento do comércio aos Domingos e feriados, mas essa ainda não é a realidade - e os trabalhadores merecem ser valorizados por trabalharem neste dia! A contratação colectiva não pode servir para voltar atrás nos direitos!
ESTE DIREITO JÁ FOI CONQUISTADO, E VAMOS DEFENDÊ-LO!
Não podemos estar de acordo com sindicatos disponíveis para retirar direitos.
O CESP continuará as negociações no sentido de melhorar as condições de vida dos trabalhadores do comércio do Porto - e sem um único direito a menos!
Fonte: CESP
