A CGTP-IN enviou uma saudação os trabalhadores Indianos e a Greve Geral convocada para o dia 12 de Fevereiro pelas centrais sindicais da Índia. Esta jornada de luta exige a revogação dos códigos laborais e procura travar a sua implementação, o que resultaria num enfraquecimento da contratação colectiva, aprofundando ainda mais os baixos salários, a promoção da precariedade, o ataque ao direito à greve, à organização e liberdade sindical.
A política neoliberal do Governo de Modi aposta no claro favorecimento do grande capital nacional e estrangeiro em detrimento dos direitos dos trabalhadores impondo estes 4 códigos do trabalho, que substituíram 29 leis do trabalho, e que visam reverter e desmantelar direitos conquistados por décadas de luta dos trabalhadores indianos.
Uma política que promove a acumulação de lucros cada vez maiores e que avança na privatização e venda de serviços estatais e sectores estratégicos como os portos, minas, petróleo, aeroportos, sector bancário, telecomunicação e energia, assim como a mercantilização da educação e da saúde. O governo BJP tenta avançar no aumento da exploração e do ataque aos direitos, enquanto os trabalhadores se vêm a braços com o aumento do custo de vida e com o aumento do empobrecimento.
Na mensagem, a CGTP-IN realçou os traços comuns desta ofensiva com o pacote laboral em Portugal, que significaria um retrocesso nos direitos dos trabalhadores portugueses, e saudou os trabalhadores em luta, reafirmando a solidariedade e os laços de fraternidade e solidariedade que unem os trabalhadores portugueses e indianos.
INT/CGTP-IN
13.02.2026