A CGTP-IN expressou a sua total solidariedade aos trabalhadores indianos que, esta terça-feira, realizam uma poderosa Greve Geral nacional, convocada pelo Centro dos Sindicatos Indianos (CITU), pelo Congresso de Sindicatos de Toda a Índia (AITUC) e por outras centrais sindicais.

A CGTP-IN transmitiu o seu apoio à luta contra as políticas neoliberais e anti-sociais impostas pelo governo do BJP, que constituem um ataque direto aos direitos democráticos e laborais dos trabalhadores daquele país.

A mobilização de milhões de trabalhadores surge como resposta à ofensiva governamental que visa a privatização de serviços públicos essenciais, a destruição do regime de previdência social e a imposição de um novo código laboral que elimina proteções fundamentais, intensifica a exploração e fragiliza os direitos laborais conquistados.

Estas medidas integram uma agenda ao serviço dos monopólios e grandes corporações multinacionais, em claro prejuízo das condições de vida e de trabalho e do futuro dos trabalhadores indianos.

INT/CGTP-IN
09.07.2025