No dia 13 de Fevereiro, na sede da Fundação José Saramago em Lisboa, foi lançada a campanha de solidariedade “Por Cuba! Fim ao Bloqueio!”, à qual a CGTP-IN prontamente se associa.

A solidariedade dos trabalhadores portugueses, dos seus sindicatos e da sua central CGTP-IN com o povo cubano é histórica e esta campanha assenta no princípio da solidariedade do internacionalista com os povos vítimas da guerra, ingerência e bloqueio que caracteriza a Central.

O bloqueio imposto pelos Estados Unidos da América é uma afronta ao direito internacional e um profundo ataque ao bem-estar e ao desenvolvimento do povo e dos trabalhadores desta ilha, mas também é um ataque aos povos de todo o mundo. Afecta, acima de tudo, o povo Cubano na tentativa de o vergar mas os 60 anos de bloqueio têm provado a capacidade de resistência e luta do povo Cubano.

A participação nesta campanha é um compromisso de solidariedade com os trabalhadores cubanos, cuja persistência tornam o seu país um farol, não só na resistência às consequências económicas do bloqueios, na recuperação dos efeitos de desastres naturais e o elevado nível de educação e investigação científica, mas também no contributo solidário com os povos do mundo, como na resposta da COVID-19 e criação de vacinas, e as brigadas Henry Reeve que levam ajuda médica ao mundo.

Um compromisso de levar esta campanha aos trabalhadores Portugueses, alargar a solidariedade com Cuba a mais e mais pessoas, contribuir não só para recolher apoio material, mas para alargar o conhecimento, o esclarecimento e o apoio do povo e dos trabalhadores Portugueses com os trabalhadores e o povo Cubano. 
Este é um contributo para acabar com criminoso bloqueio imposto pelos EUA e respeito pelo direito do povo cubano em decidir o seu modelo econômico e político.
Cuba não está só.

Por Cuba! Fim ao Bloqueio!