De 20 a 22 de outubro, nos acampamentos de refugiados Saarauis na Argélia, aconteceu a segunda edição do Fórum Sindical Internacional de Solidariedade com o Povo Saaraui, organizado pela UGTSARIO, a central sindical dos trabalhadores do Saara Ocidental.

Neste fórum de celebração dos 50 anos da UGTSARIO participaram mais de 20 delegações de vários pontos da Europa, África e América Latina, e foi dada a conhecer a situação dos trabalhadores e do povo Saaraui. As condições de vida difíceis nos campos de refugiados, a precariedade dos trabalhadores Saarauis na diáspora e a repressão, opressão e negação do direito ao trabalho e à organização nos territórios ocupados por Marrocos.

A CGTP-IN, representada por Dinis Lourenço do Conselho Nacional, reafirmou a sua solidariedade com o povo e os trabalhadores Saarauis, a sua denúncia da repressão do reino de Marrocos e do apoio dos governos europeus, incluindo a convivência dos sucessivos governos portugueses e afirmou o seu compromisso com a luta pelo fim da ocupação marroquina, por um Saara Ocidental livre, independente, soberano, cumprindo as resoluções da ONU.

INT/CGTP-IN
24.10.2024