Neste 3 de Outubro, Dia de Acção Internacional da Federação Sindical Mundial (FSM), quando se assinala também o seu 79º aniversário, a direcção da CGTP-IN saúda a FSM, todas as organizações nela filiadas e as lutas dos trabalhadores de todo o mundo em defesa dos seus direitos e aspirações.

A convocação deste Dia Internacional de Acção da FSM, ao qual a CGTP-IN se associa aos seus objectivos, são um valioso contributo à resistência e à luta pela conquista de direitos, por melhores condições de trabalho e de vida, para acabar com a exploração. Num tempo em que os direitos de associação e liberdades democráticas são alvo de ataque por parte de muitos governos e do patronato, quando os trabalhadores e direitos fundamentais como a liberdade sindical e o direito à greve são limitados ou os trabalhadores intimidados e os tentam convencer de que não há alternativa, este Dia Internacional de Acção anima e mobiliza os trabalhadores para defenderem essas conquistas.

Saudamos todos os que pelo mundo resistem à opressão e ao autoritarismo, todos os que continuam a considerar e a lutar para que os direitos dos trabalhadores e o seu progresso sejam componentes fundamentais da defesa dos direitos democráticos, juntamo-nos a todos os que lutam contra o imperialismo e o neocolonialismo, pela paz e pela soberania.

Dirigimos uma saudação especial aos camaradas da Palestina, do Líbano, da Síria e de todo o Médio Oriente, a todos eles garantimos que não nos calaremos nem nos resignamos perante a agressão sem precedentes, perante o genocídio em curso em Gaza e na Cisjordânia, perante a agressão ao Líbano, perante a violação grosseira de todo o acervo do Direito Internacional e toda a conduta, perante a actuação de Israel com a sua política racista, agressiva e a sua acção genocida, só possível pela cumplicidade activa dos EUA e da União Europeia. Não nos calarão; continuaremos a exigir um cessar-fogo imediato e a defender uma Palestina livre e independente, o respeito pela soberania e independência do Líbano e da Síria e o fim da ocupação de partes dos seus territórios, a paz no Médio Oriente.

Saudamos com classe, aportando à luta internacionalista dos trabalhadores todas as lutas desenvolvidas nos últimos meses em Portugal e que prosseguem na jornada de Mobilização, Reivindicação e luta que irá, em todos os sectores e em todo o país, desenvolver-se neste mês de Outubro e culminará numa manifestação nacional dia 9 de Novembro, com objectivos comuns ou convergentes com os objectivos fixados para este Dia Internacional de Acção da FSM, nomeadamente: o aumento dos salários, a valorização das carreiras, a reposição do direito de contratação colectiva, a redução do horário de trabalho e o fim da desregulação dos horários, o combate à precariedade, o aumento das pensões, o investimento nos serviços públicos e funções sociais do Estado.

Viva a luta dos trabalhadores!