Após anunciar na semana passada a perspectiva de encerramento da sua actividade em Portugal, a multinacional GE Powers Controls Portugal (V.N. Gaia – Candal), comunicou, ontem, a intenção de proceder ao despedimento colectivo de 161 trabalhadores.
Fonte:SITE Norte
O grupo General Electric, a que GE Portugal pertence, aponta o encerramento da unidade de produção para Março de 2014, procedendo ao despedimento dos trabalhadores nos próximos 13 meses.
Dos motivos invocados para o despedimento dos trabalhadores e encerramento da produção, deduz-se que a única preocupação da General Electric é com os seus negócios e os seus lucros, desprezando ou ignorando, interesses económicos e sociais do País e região, onde se instalou para obter vantagens.
A GE Portugal, vai manter um ramo de negócio iniciado em 2002, a GE Water, com 12 pessoas, para tratamento de águas residuais, que só se destina ao comércio de produtos e equipamentos e à instalação e manutenção destes. As vendas e prestação de serviços da GE Water duplicaram de 2009 para 2012, passando de dois para mais de quatro milhões de euros.
Tudo leva a crer que o grande objectivo da General Electric em Portugal, quando adquiriu a Electro-Cerâmica em 1995, foi garantir clientes e mercado, que vai procurar manter com os produtos agora fabricados na sua fábrica da Hungria.
A fase de informações e negociação entre a empresa e a estrutura representativa dos trabalhadores (Comissão de Trabalhadores), terá lugar na próxima sexta-feira, dia 1 de Março, pelas 10,30 horas na DGERT (Ministério da Economia e Emprego (Av. da Boavista, 1311-Porto).