Ao saudar os trabalhadores da Acciona nas instalações da VW Autoeuropa, pela sua participação na greve de dias 17 e 18, o SITE Sul realçou a forte presença nos piquetes de greve, como uma demonstração de que existe unidade, força e determinação, em torno das justas reivindicações que motivaram esta luta.
23.3.2025
Pelo aumento real dos salários e por melhores condições de trabalho e de vida, os trabalhadores fizeram greve, com grande adesão, o que levou à paragem de prensas e outras áreas da VW Autoeuropa. Em cada um dos quatro turnos, grupos de trabalhadores concentraram-se, em piquete, na portaria.
Só com a luta
Na negociação das reivindicações, a administração da multinacional espanhola tentou baralhar os trabalhadores, apresentando uma proposta de aumentos de salários, que não era mais nem menos do que a actualização do salário mínimo nacional.
Como é o SMN que a Acciona paga a uma boa parte destes trabalhadores, a actualização do valor é obrigatória por lei. Negociar só pode ser para melhor.
A administração fez uma primeira proposta de aumento do subsídio de alimentação em 50 cêntimos por dia. No dia 11 de Março, em reunião com representantes do SITE Sul e da comissão sindical na empresa, passou para um euro.
Perante este tipo de posições, não restou aos trabalhadores alternativas, senão encetarem formas de luta, para as suas reivindicações terem respostas sérias por parte da administração. Como referiu o sindicato, numa nota enviada à comunicação social poucos dias antes do início da greve, a Acciona tem de apresentar valores que permitam recuperar o poder de compra e fazer face ao aumento do custo de vida, que não pára de aumentar.
Também a VW Autoeuropa
A Acciona é uma multinacional espanhola, com operações nos cinco continentes, que gera milhões de euros de lucros e tem capacidade financeira de responder de forma séria aos trabalhadores, com propostas que dignifiquem quem produz a riqueza e permitam recuperar o poder de compra.
Mas o SITE Sul salientou que também a administração da VW Autoeuropa não está isenta de culpas neste processo. Segundo as administrações das empresas fornecedoras de serviços e componentes, exerce uma política de estrangulamento de preços, na altura dos concursos.
O efeito deste tipo de políticas - a subcontração de trabalho, entregue Pela VW Autoeuropa a empresas externas, para reduzir o mais possível os seus próprios custos - recai sempre sobre os salários e condições de vida dos trabalhadores das empresas fornecedoras.