Realizou-se ontem uma reunião na Secretaria de Estado do Turismo com este sindicato para analisar a situação do processo da concessão da sala de jogo do Bingo Boavista, a pedido da SET e na sequência de outra reunião realizada em maio passado a pedido do sindicato.

Nesta reunião em que o Secretário de Estado não esteve presente por agenda à ultima hora com o Ministro, os assessores presentes não tinham nenhuma resposta concreta para dar aos trabalhadores, limitaram-se a informar que o processo corre os seus trâmites legais.

Mas, confrontados com a situação dos trabalhadores que esperam há dois anos pela sua reintegração no posto e local de trabalho, o assessor jurídico presente disse que os trabalhadores já não tinham quaisquer direitos, desconhecendo completamente o que dispõe o Código do Trabalho, a Diretiva Comunitária, a jurisprudência portuguesa e europeia e, particularmente, o concurso público e o caderno de encargos assinado que obriga a nova concessionária a reintegrar os trabalhadores e que os assessores tinham a obrigação de conhecer se tivessem feito o trabalhador de casa, o que não foi o caso.

A direção do sindicato já protestou junto do Secretário de Estado do Turismo e solicitou informação concreta sobre a situação e o respeito pelos direitos dos trabalhadores.

Entretanto, está marcada uma reunião com a empresa, com mediação do Ministério do Trabalho, para dia 28 de agosto.

Fonte: Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte