Em princípio a partir de 1 de Setembro próximo, os trabalhadores da MARTIN (Cascais) passarão para uma nova entidade, a SCOTTURB II, tendo já o STRUP/FECTRANS solicitado uma reunião para discutir diversos aspectos decorrentes deste processo.
Relativamente à transmissão dos trabalhadores, tendo em conta as alterações ao Código de Trabalho em 2021, manterão todos os direitos contratuais. Esta foi uma importante alteração pela qual lutámos, já que a legislação aprovada em 2015, o governo da altura (PSD/CDS) não salvaguardou este aspecto importantíssimo para quem trabalha no sector.
Mas para além desta questão da transmissão há diversos problemas que têm sido apresentados pelos trabalhadores relativos à organização dos tempos de trabalho, jornadas de trabalho longas, não cumprimento de direito a férias, etc,. pelo que é necessário saber se na nova realidade se mantêm os problemas antigos, ou se há vontade de os resolver.
Esta mudança de operador é o resultado da contestação por parte da empresa que perdeu, ao resultado do concurso de atribuição da concessão dos transportes públicos rodoviários de passageiros no concelho de Cascais.
Fonte: Fectrans