STML entrega abaixo-assinado com mais de 260 assinaturas ao Presidente do Conselho da Administração (CA) da empresa
Como divulgado previamente, o STML formalizou a 22 de maio a entrega ao Presidente do CA Pedro Moreira, do abaixo-assinado que exige a valorização dos salários das pessoas que trabalham na EGEAC, através de um aumento de 150€ em 2024. Este abaixo-assinado recolheu mais de 260 assinaturas, revelando uma vontade inequívoca da maioria dos trabalhadores.
Dos compromissos assumidos nesta data entre o STML e o Presidente do CA, sublinha-se a disponibilidade em concretizar uma reunião na primeira semana do mês de julho, para avaliar a resposta da Administração à reivindicação agora transmitida. Contudo, consensualizada, igualmente, a necessidade de aprofundarmos um conjunto de outros problemas, sempre na ótica da sua resolução, que influem negativamente na vida de quem trabalha na EGEAC. Em síntese, sublinhamos alguns dos temas que o Sindicato quer ver solucionados com urgência:
Incontornável abordar, uma vez mais, soluções para os graves problemas que se vivem no Castelo de São Jorge em várias dimensões;
Também a falta de pessoal num conjunto significativo de equipamentos, ou as más condições de trabalho no Serviço de Conservação e Restauro de Azulejos (Cabo Ruivo); ou ainda, os constrangimentos recorrentes com o sistema de bilhética da Blueticket;
Por outro lado, muito há a refletir sobre a política de contratação da empresa, sintetizada na tese de ‘contratação de pessoal altamente qualificado a baixo custo’, tema indissociável do problema das reclassificações (profissionais e/ou remuneratórias), pelas quais muitos trabalhadores legitimamente aguardam, hoje principalmente enquadrados nas categorias profissionais de Assistente de Bilheteira e de Técnico de Museologia e Património.
Não descuramos a natureza e os objetivos, mais ou menos perniciosos, do Código de Ética e Conduta, estando o Sindicato a preparar uma contraproposta ao documento que atualmente se encontra em vigor na empresa.
Havendo todos estes e outros assuntos a debater em inícios de julho com a Administração da EGEAC, nas próximas semanas o STML não deixará de avaliar com os trabalhadores que representa, em termos preventivos, os caminhos que se poderão revelar como a melhor garantia à defesa dos seus direitos, interesses e expetativas.
Fonte: STML.