A 18 de abril de 2024 celebra-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, instituído pela International Council on Monuments and Sites (ICOMOS). Em Portugal, a iniciativa é promovida pelo Património Cultural, Instituto Público (PC, IP) em colaboração com o ICOMOS-Portugal.
Neste dia, centenas de atividades decorrerão por todo o território nacional earquipélagos com o intuito de promover o debate e a relevância do Património Cultural nos desafios atuais à escala local e global, como as alterações climáticas, catástrofes naturais e conflitos, sob o tema “Catástrofes e Conflitos à Luz da Carta de Veneza”.
É sob este mote que o Sindicato dos Trabalhadores de Arqueologia (STARQ) considera urgente a luta pela valorização dos trabalhadores do Património e da Arqueologia, disciplina imprescindível para a salvaguarda dos monumentos e sítios, conforme consignado na Carta de Veneza. A valorização do Património Cultural está intrinsecamente relacionada com o reconhecimento do valor do trabalho dos seus profissionais, tanto do setor privado como do setor público, e na luta continuada contra a precariedade e pelo cumprimento das condições de trabalho.
Para marcar a importância do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o STARQ vai realizar uma concentração na Escola Profissional de Arqueologia do Freixo/Tongóbriga, em Marco de Canavezes, no dia 20 de abril de 2024, pelas 10 horas e 30 minutos
Fonte: STARQ