Política de choque e terror na NOKIA estraga a Páscoa a muitos trabalhadores
MULTINACIONAL NOKIA PÕE E PORÁ SEMPRE OS SEUS INTERESSES IMEDIATOS E OS DIVIDENDOS DOS ACIONISTAS ACIMA DOS POSTOS DE TRABALHO E DO RESPEITO PELOS TRABALHADORES;
GARANTIR O AUMENTO DOS RESULTADOS LÍQUIDOS À CUSTA DA DESTRUIÇÃO DOS DIREITOS TRABALHADORES É INQUALIFICÁVEL, INJUSTIFICADO E IMORAL.
O STT teve conhecimento que a NOKIA PORTUGAL está a avançar com um despedimento colectivo que abrange 142 trabalhadores tendo os trabalhadores envolvidos recebido a intenção por escrto no passado dia 22 de Fevereiro.
Este despedimento além de injusto, se não for travado, terá drásticas consequências em termos de confiança laboral para um conjunto de excelentes profissionais que vestem a “camisola” da NOKIA.
A argumentação utilizada pela empresa é falaciosa e mistificadora e está baseada numa realidade “virtual” que os discursos dos responsáveis da empresa a nível mundial em termos de liderança, oportunidades de negócio e I&D contradizem e desconstroem.
O STT tem dúvidas da legalidade deste processo e põe em dúvida a fundamentação usada. Acresce que critérios de seleção na base do vencimento mais elevado, numa empresa com contas saudáveis, pode ser considerado um critério discriminatório e no mínimo a ultrapassar a fronteira da inconstitucionalidade.
O STT irá pedir a Solidariedade da CGTP e dos Sindicatos do Movimento Sindical Unitário, audiências ao Ministério do Trabalho e aos Grupos Parlamentares e vai denunciar este “atentado” de forma publica através das formas de Luta que os trabalhadores entenderem como as mais adequadas.
O STT não irá desistir até que o despedimento colectivo seja revertido. Caso seja necessário iremos agendar uma vigília à porta da NOKIA para denunciar este despedimento de forma pública.
SÓ UNIDOS OS TRABALHADORES SAIRÃO VITORIOSOS NESTA LUTA.
OS SINDICATOS QUE TÊM ASSOCIADOS NA NOKIA DEVEM UNIR ESFORÇOS PARA PROCURAR REVERTER ESTE DESPEDIMENTO COLECTIVO.
HOJE SÃO ESTES 142 TRABALHADORES, AMANHÃ PODERÃO SER OUTROS!!!
Fonte: STT