SINTTAV e SITIC informam que, após consulta aos trabalhadores da RTP, em plenário realizado a 7 de Dezembro de 2023, foi votada, por maioria, a suspensão de todas as greves em curso na Rádio e Televisão de Portugal, S.A. com efeitos imediatos.

No decorrer do plenário foram transmitidas aos trabalhadores, as posições da empresa sobre as questões que motivaram a greve, nomeadamente, a falta de resposta aos pedidos de reenquadramentos, a recusa da aplicação do aumento intercalar de 1% em linha com a Função Pública, bem como o compromisso por parte da administração em apresentar uma proposta visando a resolução da questão dos reenquadramentos em paralelo à negociação do caderno reivindicativo para 2024.

Após deliberação, foi decido pelos trabalhadores que a greve seria suspensa, num ato de boa fé negocial que tinha sido proposto pela empresa.

Os trabalhadores presentes no plenário, votaram ainda a resolução de retomar a greve, caso a proposta mencionada não fosse entregue como compromisso da empresa e não integrasse as questões referentes aos reenquadramentos.

SINTTAV e SITIC informam que, entretanto, a empresa já cumpriu o acordado, com o envio aos sindicatos de uma resposta ao Caderno Reivindicativo Comum para 2024, que integra uma proposta inicial para resolução dos reenquadramentos profissionais, uma das principais reivindicações das greves que estavam em curso.

Esta proposta inicial, está agora a ser objecto de análise por parte das direcções e serviços jurídicos e do resultado dessa análise, daremos conta aos trabalhadores, logo que possível.

Lisboa, Vila Nova de Gaia, Açores e Madeira, 11 de Dezembro de 2023.

FONTE: SINTTAV e SITIC