Trabalhadores da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa estarão em greve no próxi-mo dia 22 de junho de 2023 e irão concentrar-se no Largo Trindade Coelho, Lisboa, pelas 11 horas para exigir aumentos de salários para todos, com efeito a 1 de janeiro de 2023.
Passados quase 2 meses desde a tomada de posse da nova Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) e da restante Mesa, os trabalhadores conti-nuam a aguardar e a desesperar por atualizações salariais e por melhorias nas suas condições de trabalho.
Decorridos mais de 6 meses desde o início do ano, quase 2 anos depois do início das negociações para a revisão do AE e passados 4 anos desde que ocorreram as últimas progressões e atualizações salariais (para além das obrigatórias pela SMN) a SCML não pode continuar a argumentar que não aplica atualizações salariais. Para além disso, decide manter o silêncio para com os seus trabalhadores e continuar a sua política de desvalorização salarial e do trabalho daqueles que levam a cabo a missão da instituição.
Perante a recusa da Mesa da SCML em rever a sua política salarial e tentativa de reduzir direitos consagrados nos Acordos de Empresa, aos trabalhadores não resta, novamente, alternativa senão lutar por uma vida melhor. Assim, dia 22 de junho estarão em greve e concentrados no Largo Trindade Coelho entre as 11 horas e as 13 horas a lutar pelos seus direitos.
Fonte: Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas