via norteA Comissão de Trabalhadores da Unicer está a promover, junto dos trabalhadores das empresas que compõem o polo industrial e comercial do eixo Porto/Maia pela Via Norte, a recolha de assinaturas para a petição de reativação do serviço direto de transporte público em autocarro, por esta via.

Foram recolhidas as assinaturas, numa primeira fase, nas Empresas UNICER e EFACEC. Na passada segunda-feira iniciou também uma série de contactos diretos no polo Comercial Lionesa (FARFETCH, LI & CHUNG, RHMAIS, cafés e restaurantes), Continente Leça do Balio, MAKRO, STAPLES e NESTLÉ.

FONTE: Comissão de Trabalhadores da Unicer (https://www.facebook.com/autocarrovianorte/)

Petição pela reativação da linha de autocarro na Via Norte

O eixo Porto/Maia, definido pelo traçado da Via Norte, bem como as freguesias a ele adjacentes, define uma abrangência social que vai muito para lá dos seus habitantes.

As dezenas de empresas servidas por esta via de comunicação representam, desde há décadas, uma importante fonte de alavancagem económica para os concelhos onde se distribuem e a efetividade da sua eficaz ligação viária mantém a dinâmica e agilidade produtiva resultando numa zona de grande concentração de Trabalhadores, por se revelarem polos de emprego com tendência para o crescimento, em unidades cuja importância económica continua a afirmar-se, fruto da facilidade de acessos de e para fora dessa área.

Contudo, se empresas e fornecedores continuam bem servidos ao nível de acessibilidade e comunicação, seja para o escoamento de produtos como para a maior celeridade no acesso de fornecedores e serviços de assistência, tal não se verifica, na mesma proporção, para as pessoas que, trabalhando nesses locais, necessitam de se deslocar diariamente de e para suas casas.

O actual traçado da linha 505, além de sinuoso, longo e demorado, não representa solução adequada por via dos seus pontos extremos de proveniência e destino.

Servindo esta zona apenas por interceção perpendicular na zona de Leça do Balio, deixa de fora o potencial do serviço aos utentes da Maia e Boavista ou Trindade, polos de concentração da maioria das restantes linhas de transporte público, sejam autocarros, comboios ou metro.

A reactivação da linha direta entre Porto e Maia pela Via Norte evidenciaria a junção de várias potencialidades num só serviço, como a proveniência e destino de centros que representam, de facto, o aumento de ligações e acessibilidade a toda a área metropolitana do Porto, e a rapidez da ligação que tão melhor serviria o interesse de quem trabalha ou vive nesta zona e pouparia o tempo que actualmente se perde em transporte trabalho/casa, condicionando