Nota à Comunicação Social n.º 048/08

CGTP-IN PROMOVE, EM TODO O PAÍS, RECOLHA DE ASSINATURAS PARA “MANIFESTO EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA”

A CGTP-IN lançou, no final do ano lectivo passado, um Manifesto em Defesa da Escola Pública. Este Manifesto, que, oportunamente, será entregue ao Governo e à Assembleia da República, deverá ser subscrito individualmente, por todos os cidadãos que pretendam, e por entidades ou organizações.

Até hoje, o Manifesto apenas foi divulgado nas páginas electrónicas das organizações sindicais, onde já se recolheu cerca de 2000 assinaturas. Será, agora, tempo de partir para a rua onde, junto da população, se pretendem recolher milhares de assinaturas num só dia.

É nesse sentido que no próximo dia 15 de Setembro, último do período legalmente estabelecido para o início das actividades lectivas referentes ao ano 2008/2009, a CGTP-IN promove, em todas as capitais de distrito e em outras cidades do país, uma recolha de assinaturas, por norma, num período compreendido entre as 11 e as 15 horas.

Este contacto com a população realizar-se á em bancas especificamente montadas para o efeito, sendo distribuído um folheto que contém o texto em subscrição. Deste, destacam-se afirmações como “A Educação é um dos instrumentos fundamentais no combate às desigualdades, pois contribui, de modo decisivo, para a formação e a preservação de valores sociais, cívicos e culturais essenciais, e reveste-se e particular importância para a entrada e permanência das pessoas no mercado de trabalho e para o desenvolvimento da sua vida profissional”. Regista-se, ainda, que “ As opções neoliberais do Governo estão a conduzir a uma escola menos pública, menos democrática, menos inclusiva, orientada para a certificação e o registo estatístico do sucesso, em detrimento do conhecimento e do saber…”. O Manifesto termina com a exigência, ao Governo e à Assembleia da República, de uma mudança no rumo da política educativa” que, ao longo do texto, é caracterizada em diversos dos seus aspectos.

No âmbito desta iniciativa, o Secretário-Geral da CGTP-IN estará presente num encontro com a comunicação social que se realizará às 13 horas, a meio da Rua Augusta, em Lisboa, prestando declarações sobre o tema da Educação e a necessidade de defender uma Escola Pública de Qualidade.

Nesse encontro, para além de Manuel Carvalho da Silva, estarão outros membros da Comissão executiva da CGTP-IN, designadamente os que assumem responsabilidades sindicais na área da Educação, como Maria do Carmo Tavares e Mário Nogueira, Secretário-Geral da FENPROF.

Convidam-se os/as Senhores/as Jornalistas a acompanharem esta iniciativa, em todo o país, e a participarem no encontro já referido, que terá lugar em Lisboa, com o Secretário-Geral da CGTP-IN.

DIF/CGTP-IN

Lisboa, 11.09.2008