Nota à Comunicação Social n.º 042/12

 

 

TRABALHADORES DA GALPENERGIA VÃO REALIZAR UMA CONCENTRAÇÃO JUNTO À SEDE DA EMPRESA

 

Amanhã, 13 de Março, pelas 12:15 horas, Armando Farias, membro da Comissão Executiva da CGTP-IN vai estar na concentração de trabalhadores da GalpEnergia, junto à sede da empresa, sita na Rua Tomás da Fonseca – Torres de Lisboa.

São objectivos desta Concentração:

·        Protestar contra as posições anti-negociais das Administrações da Petrogal e da Gás de Portugal, que mantêm uma proposta de “aumento” de 1%, ou seja, uma proposta que representa uma diminuição considerável do poder de compra dos trabalhadores;

·        Exigir aumentos que garantam ganhos salariais reais, tendo em conta a boa situação económica e financeira destas empresas;

·        Manifestar a total oposição às alterações do código do trabalho apresentadas pelo Governo e que estão em discussão pública, uma vez que essas alterações se traduzem em profundas mutilações nos seus direitos contratuais e, por isso, é justamente designado como pacote da exploração e empobrecimento.

Esta concentração é convocada depois de Plenários efectuados no princípio de Março, nos quais os trabalhadores manifestaram vontade de recorrer a formas de luta. Em resultado destas posições tomadas pelos trabalhadores as Administrações abandonaram as suas pretensões iniciais de congelamento dos salários (0%), passando para 1% nas reuniões efectuadas esta semana. Contudo, está-se longe do que é necessário para alcançar um acordo, razão pela qual esta concentração se justifica plenamente, no quadro da luta mais geral pela defesa dos direitos, contra a exploração e o empobrecimento.

DIF/CGTP-IN
Lisboa, 12.03.2012