Nota à Comunicação Social n.º 088/09

CGTP-IN PROMOVE ROTEIRO PELO TRABALHO DIGNO
EMPREGO; SALÁRIOS; DIREITOS - UMA VIDA MELHOR

No âmbito da “Jornada Mundial pelo Trabalho Digno” convocada pela CSI - Confederação Sindical Internacional, para o dia 7 de Outubro, a CGTP-IN promove o Roteiro Pelo Trabalho Digno, sobre o lema Emprego; Salários; Direitos – Uma Vida Melhor.

Num quadro em que os recentes actos eleitorais no nosso país se traduziram numa condenação da política de direita e de exigência de resposta positiva às necessidades e anseios dos trabalhadores e de outras camadas da população, a articulação dos objectivos da Jornada Mundial pelo Trabalho Digno com as reivindicações da CGTP-IN constituem elementos indispensáveis na discussão e envolvimento dos trabalhadores na dinâmica reivindicativa pela defesa dos direitos consagrados nas convenções colectivas de trabalho, pelo aumento real dos salários e o combate à precariedade laboral.

Estão programadas um conjunto vasto de acções, nomeadamente plenários e contactos com os trabalhadores dos diversos distritos e sectores de actividade, destacando-se desde já na próxima terça-feira, 6 DE OUTUBRO, PELAS 15 HORAS, EM BRAGA, A PARTICIPAÇÃO DE MANUEL CARVALHO DA SILVA, secretário-geral da CGTP-IN, no PLENÁRIO GERAL DOS TRABALHADORES DA JADO IBÉRIA (metalurgia) junto à entrada das instalações da empresa, contra a aplicação ilegal do lay-off (3ª vez consecutiva) e ainda às 8:30 HORAS, PLENÁRIO DE TRABALHADORES DA EMPRESA de cerâmica LOUÇARTE, em Valado dos Frades, concelho da NAZARÉ, com a PRESENÇA DE ARMÉNIO CARLOS, DA COMISSÃO EXECUTIVA DA CGTP-IN.

Destacam-se ainda, as seguintes iniciativas:

2 OUTUBRO
-      ÉVORA
08H30: Concentração de trabalhadores despedidos da Tyco;
Jardim junto ao Governo Civil

7 OUTUBRO
-      ALGARVE
14H30: Plenário no Hospital de Faro
-      PORTO
Roteiro por empresas de diversos sectores de actividade, nomeadamente com os trabalhadores da JP Sá Couto (Material Eléctrico), Sahkti (Metalurgia), Hospital S. João (Enfermeiros), Novinco (Cerâmica), Fapobol (Química), e Confetil (Têxtil)

8 OUTUBRO
-      COIMBRA (CERNACHE)
09H30: Concentração de trabalhadores da Real Cerâmica e da Poceram
-      AVEIRO
17H30: Concentração de trabalhadores corticeiros junto à sede da Associação Patronal (APCOR), em Santa Maria de Lamas
-      LISBOA
15H00: Concentração dos trabalhadores da Saint Gobain Glass (Santa Iria Azóia), pela retoma da produção da chapa de vidro;
17H30: Plenário dos trabalhadores da C.M. Lisboa (edifício do Campo Grande), pela igualdade de direitos entre trabalhadores precários que passaram ao quadro de efectivos e os restantes funcionários.

DIF/CGTP-IN
Lisboa, 02.10.2009