Nota à Comunicação Social n.º 022/09



CARVALHO DA SILVA COM TRABALHADORES DA ELESA

Manuel Carvalho da Silva, secretário-geral da CGTP-IN, estará amanhã, dia 3 de Março, pelas 8 horas, num plenário de trabalhadores da empresa ELESA LISBONENSE DE CONSTRUÇÃO, SA, a realizar no estaleiro da empresa, sito na Azinhaga da Torrinha ao Rego, Cal – Lisboa (traseiras Hospital Curry Cabral).

Estes trabalhadores estão em greve desde o dia 23 de Fevereiro, exigindo o pagamento dos salários dos meses de Janeiro e Fevereiro de 2009.

O Conselho de Administração, assumiu o compromisso no dia 23/02/2009 de proceder ao pagamento dos salários de Janeiro/2009 o que não veio a suceder.

Com o vencimento do mês de Fevereiro/2009, encontram-se em atraso dois meses, não existindo da parte da empresa qualquer previsão de pagamento.

Acresce a intenção da empresa de proceder à redução de 50% dos actuais postos de trabalho num universo de 70 trabalhadores, não garantindo o pagamento dos direitos legais e contratuais decorrentes desta, por enquanto, intenção.

O Conselho de Administração ameaça os trabalhadores com suposta “Insolvência da empresa”, em vez de cumprir as suas obrigações pagando os salários atempadamente e consequente garantia dos postos de trabalho.

DIF/CGTP-IN
Lisboa, 02.03.2009