Nota à Comunicação Social n.º 011/09

VISITA DO DIRECTOR-GERAL DA OIT A PROJECTO “REVALORIZAR O TRABALHO PARA PROMOVER A IGUALDADE”

Integrado na Iniciativa Comunitária EQUAL, o Projecto Revalorizar o Trabalho para Promover a Igualdade, cuja Parceria de Desenvolvimento é constituída pela CGTP-IN (entidade interlocutora), OIT, FESAHT, AHRESP, CESIS e ACT, baseou-se na convenção (n.º 100) da OIT relativa à igualdade de remuneração entre a mão-de-obra masculina e a mão de obra feminina em trabalho de igual valor, criando uma metodologia de avaliação do valor do trabalho sem enviesamento de género, com vista à eliminação da discriminação indirecta.

Sendo a não discriminação, um dos quatro direitos fundamentais no trabalho, defendidos pela OIT, aliado ao cariz tripartido desta Parceria de Desenvolvimento, o Director-Geral da OIT, Juan Somavia demonstrou interesse em visitar a confeitaria “Pasteis de Belém”, parceiro associado do projecto. A visita realiza-se amanhã, quarta-feira, 11 de Fevereiro, a partir das 17:20 horas.

Esta vista contará ainda com a presença do Secretário-Geral da CGTP-IN, Manuel Carvalho da Silva; do Comissário Europeu, Vladimir Spidla; do Director do Escritório da OIT em Lisboa, Paulo Bárcia; da Directora do Travail (OIT), Manuela Tomei; da Responsável Informação do Escritório da OIT em Lisboa, Ana Santos; da Gestora da Iniciativa EQUAl, Portugal, Ana Vale; da Coordenadora do Projecto pela CGTP-IN, Odete Filipe; do Presidente da AHRESP, Mário Pereira Gonçalves e de um representante do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social.

DIF/CGTP-IN
Lisboa, 10.02.2009