Nota à Comunicação Social n.º 102/08

SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO

REVALORIZAR O TRABALHO PARA PROMOVER A IGUALDADE

A Parceria de Desenvolvimento do Projecto Revalorizar o Trabalho para Promover a Igualdade vai realizar o Seminário de Encerramento, no próximo dia 26 de Novembro, a partir das 9:30 horas, no Hotel Vip Zurique, sito na Rua Ivone Silva, n.º 18, em Lisboa.

Este seminário contará com a participação de Manuel Carvalho da Silva, Secretário-Geral da CGTP-IN; do Ministro do Trabalho e Solidariedade Social, Vieira da Silva; Ana Vale, Gestora do Programa Equal; Manuel Tomei, da OIT; Paulo Morgado de Carvalho, Inspector-Geral do Trabalho e Odete Filipe, Coordenadora do Projecto.

Este Projecto teve como objectivos desenvolver e testar uma metodologia de avaliação dos postos de trabalho, no sector da restauração e bebidas, objectiva e sem enviesamentos de género, centrada no seu valor que, no futuro, permita uma verdadeira aplicação do princípio de “igualdade de remuneração entre a mão-de-obra masculina e a mão-de-obra feminina por um trabalho de igual valor” (consagrado na convenção n.º 100 da OIT) e seja passível de aplicação, com as devidas adaptações, a outros sectores de actividade e conceber um referencial de formação para acções destinadas a dirigentes e quadros de associações empresariais e sindicais envolvidos na negociação colectiva, bem como técnicos de recursos humanos que no exercício das suas funções possam promover e favorecer a operacionalização do principio de “igualdade de remuneração entre a mão-de-obra masculina e a mão-de-obra feminina por um trabalho de igual valor”.

Neste seminário serão apresentados os produtos resultantes de três anos de trabalho, em contexto de diálogo social efectivo, como também debater o caminho percorrido e perspectivar intervenções futuras.

Antecipadamente, agradecemos a vossa presença.

DIF/CGTP-IN

Lisboa, 24.11.2008