A Direcção Nacional da Inter-Reformados saúda todos os trabalhadores que lutam por melhores condições de vida e de trabalho.

Saudamos todos os trabalhadores que na Semana de Luta convocada pela CGTP-IN, de 20 a 27 de Junho fizeram soar por todo o país as trombetas e tambores contra a exploração e empobrecimento.

De notar que a Inter-Reformados esteve presente em todas as iniciativas promovidas pela CGTP-IN e suas estruturas, Federações, Uniões e Sindicatos, como exemplo de solidariedade Intergeracional e de expressão activa de que a luta continua e vale sempre a pena lutar.

Saudamos em particular os trabalhadores da EDP, da Casco Pet, Valorsul, Sectores do Comércio – Continente, Pingo Doce, EL Corte Inglês. Lidl, Aldi, Mercadona, Carris, Oficinas CP, Sovena, Tesco, Acciona, Autoeuropa, INEM, Caetano Auto, Formula, Misericórdia, UMP, Exide, Parmalat, Hotel Tivoli, refeitórios da Universidade Católica, dos Hospitais Fernando da Fonseca e Santa Cruz, SUCH (Vialonga), STAL, IPSS na Ilha Terceira, TST, Auto Sueco e Fico Cables, entre outras, que para além de lutarem por aumento dos salários, garantir direitos, combater a exploração e desigualdades, lutam também por um envelhecimento com direitos, por melhores pensões de reforma.

• Pela idade legal da reforma aos 65 anos;
    • Pelo direito de acesso à reforma antecipada voluntária, sem qualquer penalização, para os trabalhadores com 40 ou mais anos de carreira contributiva, independentemente da idade;
    • Pelo fim do factor de sustentabilidade que penaliza injustamente as pensões de reforma antecipadas, na sequência do desemprego de longa duração e das pensões antecipadas no âmbito do regime da flexibilização da idade de reforma;
    • Pelo reforço da Segurança Social Pública, Universal e Solidária;
    • Pela defesa do Serviço Nacional de Saúde, e seu reforço orçamental, com meios financeiros, técnicos e humanos; por Serviços Públicos Universais e de Qualidade;
    • Criação de uma Rede Pública de estabelecimentos para idosos e integrada nela ou com outro modelo orgânico, uma rede Pública de Apoio Domiciliário.

Lisboa, 15 de Julho 2024
A Direcção Nacional da Inter-Reformados/CGTP-IN