avesgripeOs responsáveis sindicais britânicos asseguraram à CGTP-IN que estão a acompanhar em permanência a evolução da situação que, como é sabido, envolve muitos trabalhadores portugueses emigrados naquela região do Reino Unido.

Comunicado à Imprensa

 

Gripe das Aves

Sindicatos Britânicos e CGTP-IN acompanham situação

 

 

 

Logo que recebeu informação detalhada sobre o surto de gripe das aves em Holton (Suffolk, leste de Inglaterra), a CGTP-IN contactou a central sindical britânica (TUC) e o seu sindicato representativo (TGWU) naquele unidade de produção agro-pecuária.

Os responsáveis sindicais britânicos asseguraram à CGTP-IN que estão a acompanhar em permanência a evolução da situação que, como é sabido, envolve muitos trabalhadores portugueses emigrados naquela região do Reino Unido.

O TGWU informou ainda que, do ponto de vista médico-sanitário, as autoridades britânicas estão a tomar medidas de despiste e a ministrar medicação antiviral para evitar qualquer transmissão do vírus e que, até ao momento, a situação parece estar controlada.

Em relação à situação do emprego dos trabalhadores, os responsáveis sindicais britânicos referem que não há, para já, qualquer indicação de que a empresa possa cessar contratos com trabalhadores, mas permanecem atentos ao desenvolvimento dos acontecimentos.

A CGTP-IN e o TUC, que têm um protocolo de cooperação em apoio dos trabalhadores portugueses emigrados no Reino Unido, continuarão a acompanhar o desenrolar da situação, sempre numa perspectiva da defesa do direito dos trabalhadores à saúde e segurança no trabalho e ao emprego.

 

Lisboa, 5 de Fevereiro de 2007