A CGTP-IN enviou às centrais espanholas as mais sentidas condolências pela perda de dezenas de vidas em consequência das tempestades e cheias que por estes dias assolam zonas de Espanha, nomeadamente Valência assim como Castilla - La Mancha e Andaluzia.

A ocorrência de fenómenos meteorológicos cada vez mais graves ou extremos, como estas inundações, é um problema grave a que os poderes públicos não estão a dar a resposta política adequada. A consternação pelo facto de muitos dos que perderam a vida serem trabalhadores que estavam a trabalhar demonstra a falta de prevenção e de meios de segurança e saúde no trabalho em muitas empresas.

A CGTP-IN expressou aos trabalhadores e às populações das regiões afectadas a sua solidariedade, ressalvando o papel que os serviços públicos estão a dar nas operações de busca e salvamento, do apoio à retirada de vítimas e resposta humanitária urgente, designadamente na criação de locais de acolhimento temporário, fornecimento de apoios alimentares e de emergência.