A CGTP-IN saúda os trabalhadores e o povo argentino que estão hoje, dia 12 de Setembro em luta, em frente ao Congresso Nacional.

Saudamos a luta e a resistência dos trabalhadores, jovens, reformados e pensionistas e várias camadas do povo argentino contra a política anti popular do governo de Javier Milei e o seu carácter corrupto e de favorecimento claro e declarado ao grande capital.

As políticas neoliberais e fascistas do governo de Javier Milei ameaçam os direitos de liberdade sindical, incluindo da contratação colectiva e direito à greve, aos serviços públicos e funções sociais do estado com o seu desmantelamento e privatização, assim como o brutal ataque ao poder de compra dos argentinos, com o congelamento de salários e pensões e a promoção de despedimentos.

A resistência e luta do povo argentino e o papel destacado do movimento sindical, tem sido essencial para travar esta política antilaboral e para a melhoria das condições de vida.

O povo argentino tem sabido resistir e lutar, apesar da forte repressão do estado que utiliza a força, a repressão, a perseguição e a violência para tentar calar os trabalhadores e o povo, e que merece a mais firme condenação.

A CGTP-IN reafirma a sua solidariedade e a dos trabalhadores portugueses para com a vossa luta, desejando uma vez mais o maior dos êxitos à vossa luta. Luta que já provou capacidade para vencer objetivos e políticas do Governo Milei e que estamos certos que será capaz de derrotar as suas políticas. Afirmamos a mais firme solidariedade com a luta do povo e dos trabalhadores Argentinos."

INT/CGTP-IN
12.09.2024