Entregue o Caderno Reivindicativo, ainda antes das férias, é preciso que a administração apresente as suas contrapropostas, para avançar com as negociações, exige o SITE Sul, apelando à acção dos trabalhadores.
Num comunicado em distribuição na VW Autoeuropa, a Comissão Sindical do SITE Sul reclama respostas patronais que vão ao encontro das aspirações dos trabalhadores: melhores salários, que permitam recuperar o poder de compra e melhorar as condições de trabalho e de vida.
Da parte da administração, não se ouviu até agora nem uma palavra concreta sobre o conteúdo do Caderno. Pelo contrário, nas reuniões de comunicação, a 16 e 17 de Setembro, os representantes patronais tentaram construir o habitual cenário de muitas dificuldades, como sempre fazem em tempos de negociações. São as habituais nuvens negras, que já ninguém leva a sério.
Derrotar o pacote laboral
Face a esta inércia da administração, o sindicato questiona se esta mostra interesse em aguardar pelo resultado da tentativa por parte do Governo de alteração da legislação laboral.
Também por este motivo, a Comissão Sindical afirma que é preciso combater esse assalto aos direitos e salários dos trabalhadores e dar força à luta contra as propostas do Governo PSD/CDS, com os seus parceiros CH e IL.
No seguimento das grandes manifestações de 20 de Setembro, que a CGTP-IN promoveu em Lisboa e no Porto, foi lançado um abaixo-assinado, a nível nacional. A recolha de assinaturas é feita por dirigentes e delegados do SITE Sul na VW Autoeuropa.
No comunicado, exorta-se à participação na marcha nacional contra o pacote laboral «Todos a Lisboa» no dia 8 de Novembro, com concentração no Saldanha.
É manifestada total solidariedade aos trabalhadores da Teijin Automotive, em particular com os que estão envolvidos nos processos de despedimento colectivo, no complexo industrial de Palmela e em Leça do Balio.