PROCESSO NEGOCIAL A PASSO DE CARACOL NÃO DÁ
ÚLTIMA REUNIÃO. No passado dia 19 realizou-se mais uma reunião de “negociações”, precedida de uma grande Concentração de trabalhadores à porta da Empresa. Na reunião, face à mísera proposta que a Adm. tinha apresentado, era expectável que, se esta de facto estivesse interessada em negociar, reformulasse a sua proposta:
-
Para valores que justificassem uma vontade séria de negociar;
-
Que fosse ao encontro das justas expectativas dos trabalhadores;
-
Que não fosse em nada inferior às orientações do Governo para o Sector Empresarial do Estado, quer em valores globais, quer na forma de distribuição.
-
Que no mínimo cobrisse o valor da inflação para não haver perda de poder de compra.
POSIÇÃO DA ADM. A Adm., assumindo uma posição que contraria em tudo os aspectos referidos no ponto anterior desta informação, manteve a sua proposta, que tal como é do conhecimento dos trabalhadores, para os salários mais baixos se traduz em cerca de 19€.
ENTREGA DA MOÇÃO. Nesta reunião foi entregue a Moção aprovada no Plenário por unanimidade e aclamação, que se transcreve na íntegra:
“MOÇÃO DE REJEIÇÃO
O SITE-CSRA, o SITE-Norte e o SINTTAV, no seguimento do aprovado pelos trabalhadores nos Plenários realizados em Lisboa no passado dia 5 de Fevereiro, entregam ao Conselho de Administração da INCM, SA esta moção de rejeição às suas contrapropostas apresentadas a estes Sindicatos no âmbito do processo negocial do Acordo de Empresa para 2025.
Os trabalhadores consideram essas contrapropostas inaceitáveis, pois representam aumentos salariais desajustados para enfrentar o brutal aumento do custo de vida e não valorizam os trabalhadores e o seu trabalho.
Os trabalhadores, através desta Moção de Rejeição, entendem que o Conselho de Administração deve reformular a sua contraproposta levando em consideração as justas e necessárias reivindicações de aumentos salariais dos trabalhadores que integram a proposta reivindicativa entregue por estes Sindicatos, SITE-CSRA, SITE-Norte e SINTTAV.
19 Fevereiro 2025”
PRÓXIMA REUNIÃO. A Próxima reunião ficou agendada só para as 10h00 do dia 12 de Março, para o que não há justificação, pelo que este cenário de reuniões em datas tão distantes tem de ser alterado, é preciso um acordo célere, porque o dinheiro que é dos trabalhadores não pode continuar nos cofres da INCM.
ISTO NÃO VAI LÁ SEM LUTA EM CONFORMIDADE. As reuniões a passo de caracol têm que acabar e uma de duas:
-
Ou a Adm. da INCM apresenta uma proposta, digna desse nome, que conduza a um acordo;
-
Ou os trabalhadores terão que responder com as armas que têm ao seu dispor, ou seja, em conformidade com a atitude da Adm.
TRABALHADOR DA INCM
-
MANTÉM-TE ATENTO À INFORMAÇÃO SINDICAL.
-
A UNIDADE É A FORÇA PARA VENCERMOS.
-
DÁ MAIS FORÇA AOS SINDICATOS, SINDICALIZA-TE.
Fonte: SINTTAV