Trabalhadores de todos os sectores da Administração Local protestam, em Lisboa, nesta sexta-feira, a partir das 14h30. Esta acção nacional de luta, promovida pelo STAL, contará com a presença do Secretário-Geral da CGTP-IN, Tiago Oliveira.
Os trabalhadores das autarquias e das empresas municipais e concessionária rejeitam a política de empobrecimento que o governo PSD/CDS teima em prosseguir, e exigem, entre outras matérias, aumentos salariais reais, a valorização das carreiras e a revogação do SIADAP.
Os muitos milhares de trabalhadores da Administração Local e do sector empresarial são o “parente pobre” de toda a Administração Pública e auferem, em média, um salário base 35% inferior aos da Administração Central.
A actualização salarial que recentemente entrou em vigor continua a aprofundar a perda de poder de compra dos trabalhadores da Administração Local que, desde 2010, já perderam, em média, três salários. Com as medidas que constam do Orçamento do Estado para 2025, o governo PSD/CDS não contribui para uma melhor redistribuição do rendimento – através da valorização dos salários e das pensões, e de uma política fiscal mais justa e equitativa –, perpetua o caminho do empobrecimento dos trabalhadores da Administração Pública e acentua a degradação dos Serviços Públicos e a resposta que têm de dar à população.
Fonte: STAL