CAMPANHA CONTRA A PRECARIEDADE NAS CANTINAS ESCOLARES OBRIGOU AS EMPRESAS A PASSAREM 113 TRABALHADORES A EFETIVOS

A direção do sindicato decidiu em setembro de 2024 iniciar uma campanha contra a precariedade nas cantinas escolares, tendo feito um levantamento da situação, escola a escola, e requerida a intervenção da ACT em todas as cantinas visitadas.

Desta ação, resultou até hoje a passagem ao quadro das empresas respetivas com contratos por tempo indeterminado de 23 trabalhadores das cantinas escolares de Chaves e 90 trabalhadores das cantinas escolares dos concelhos do distrito do Porto.

O sindicato tem conhecimento que algumas empresas recusaram a passagem ao quadro dos trabalhadores e que os processos correm nos tribunais de trabalho.

Mas já podemos fazer um balanço muito positivo desta ação sindical que visa inverter a situação de precariedade, como aconteceu no Porto onde 90% dos trabalhadores eram precários e agora apenas 20% são precários.

A campanha sindical contra a precariedade nas cantinas escolares vai continuar até as empresas regularizarem todas as situações.

Recorde-se que há trabalhadores que trabalham na mesma cantina escolar há mais de 30 anos e continuam a assinar contratos em setembro de um ano e a serem despedidos em junho do ano seguinte.

Fonte: Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte