Em Palmela, a administração da Brose Sitech deverá contactar a Vanpro, procurando criar condições para integrar os actuais trabalhadores desta, que tencionem passar para a empresa a quem foi adjudicada a produção de bancos para o novo carro a produzir na VW Autoeuropa, revelou o SITE Sul.
Este compromisso permite garantir os postos de trabalho colocados em risco pela Volkswagen AG, quando decidiu atribuir à Brose Sitech a produção dos bancos, até agora assegurada pela Vanpro.
Esta ameaça de despedimentos motivou a aprovação de uma moção de solidariedade, no plenário que o SITE Sul promoveu no parque da Autoeuropa, a 28 e 29 de Janeiro (na foto).
Numa nota hoje enviada à comunicação social, o sindicato refere que, por sua iniciativa, foi convocada para ontem, dia 20, uma reunião na DGERT (Ministério do Trabalho), em Lisboa. As administrações deixaram sem resposta os pedidos de reunião enviados pelo SITE Sul, que pretendia encontrar uma solução para evitar o desemprego de quase cinco centenas de trabalhadores.
No dia 20, compareceram representantes da direcção do sindicato, da sua comissão sindical na Vanpro e das administrações da VW Autoeuropa e da Brose Sitech.
O SITE Sul — como a sua Comissão Sindical na Vanpro afirma, num comunicado aos trabalhadores — entende que não podem ser esquecidos os trabalhadores da Tenneco, que estão numa situação idêntica e que também devem ser considerados neste processo, no qual a VW tem responsabilidades.