Os Trabalhadores da Unicer Assistência Técnica, empresa que assegura a manutenção aos equipamentos dos pontos de venda de produtos do Grupo Super Bock, aprovaram o acordo final para atualização do AE nos plenários de Porto, Lisboa e Faro.
As negociações entre o SINTAB e a UNICER AT tinham chegado a uma proposta final nos seguintes termos:
1. Atualização da tabela salarial e dos salários em 4,3%, ou mínimo de 80 euros, conforme mais vantajoso para o trabalhador;
2. Redução do período normal de trabalho semanal em 1 hora, para todos os horários em vigor na empresa;
3. Implementação do subsídio de deslocação no valor de 35 euros por dia, desde o primeiro dia, para deslocações em serviço iguais ou superiores a 5 dias;
4. Valorização do trabalho noturno, passando a conferir um acréscimo de 35% sobre o valor hora normal, por cada hora trabalhada;
5. Aplicação do direito ao subsídio de casamento conforme vigora em outras empresas do Grupo;
6. Aplicação do direito ao pagamento das despesas escolares, aos trabalhadores estudantes, conforme vigora em outras empresas do Grupo;
7. Nova redação do direito ao gozo do feriado municipal, de forma a garantir o efetivo direito ao feriado da área de residência do trabalhador.
Os Trabalhadores reiteraram, no entanto, que a sua reivindicação prioritária é a obtenção dos mesmos direitos de todos os trabalhadores da Super Bock, uma vez que são, também eles, um dos principais rostos de contacto das marcas com os clientes, e contribuem para os bons resultados do grupo, sentindo-se por isso discriminados.
Recordamos que, há dois anos, os Trabalhadores acordaram a assinatura de um AE próprio, uma vez que lhe era aplicado, diretamente, o código do trabalho e assim, com um novo instrumento de regulamentação, ganham meios privilegiados, por via da negociação, para atingir o objetivo final, como as duas últimas negociações o comprovam.
O SINTAB considera que, ainda que não esteja alcançado o objetivo final de inclusão destes trabalhadores na maior empresa do grupo, este é um acordo que, pela primeira vez, assegura um aumento salarial diferenciado dos trabalhadores da Super Bock Bebidas, fruto de negociação própria, em função da capacidade reivindicativa dos Trabalhadores.
Estes trabalhadores estiveram mais de 15 anos sem organização sindical, o que fez com que fossem ficando cada vez mais perto do salário mínimo.
Com as últimas negociações, retomou-se o caminho de valorização das funções, afastando-se novamente do SMN. O salário de entrada na Unicer AT é, neste momento, superior a 1000€.
A Unicer Assistência Técnica é a empresa do grupo Super Bock que assegura a manutenção aos equipamentos de bebidas nos pontos de venda das marcas do grupo em todo o país. Emprega mais de 170 trabalhadores do Minho ao Algarve, em todos os distritos.
Fonte: SINTAB