cesp 11 noveGreve da Grande Distribuição no dia 11 de novembro!

No próximo dia 10 de Novembro, o CESP realizará duas tribunas públicas de esclarecimento e mobilização para a Greve Nacional dos trabalhadores das empresas de distribuição, e também para as Manifestações Nacionais de dia 11 de Novembro, no Porto e em Lisboa.

“Para os patrões são milhões, para quem trabalha são tostões!”

Nas empresas de distribuição, vivemos com o salário mínimo nacional, ou pouco mais do que isso — e muitos de nós trabalhando há décadas no mesmo super ou hipermercado!

Estas empresas impõem-nos horários desregulados e forçam-nos a aceitar bancos de horas (no fundo, trabalho suplementar não pago como tal). Fazem das nossas vidas um inferno!

É desta forma que estas empresas lucram sem medida: são precisos poucos minutos para que uma empresa da grande distribuição lucre aquilo que paga a cada um de nós ao fim do mês!

Roubam-nos o salário, roubam-nos o tempo com a família, roubam-nos a saúde…

Somos nós que, todos os dias, abrimos as lojas, fazemos o pão, cortamos a carne, amanhamos o peixe, repomos os produtos e atendemos os clientes.

Se somos nós que garantimos tudo isto, como é que as empresas do sector do comércio só nos atribuem 9% de todos os seus gastos?!

Exigimos o que nos é devido: a compensação justa pelo nosso trabalho, e trabalho com direitos!

Estaremos também a apelar à solidariedade dos clientes connosco, os trabalhadores que, todos os dias, lhes garantem a compra de produtos essenciais!

TRIBUNAS PÚBLICAS DO CESP — 10 DE NOVEMBRO

11H00 | Praça 8 de Maio, em Coimbra

15H00 | Largo Dr Jaime Magalhães Lima, em Aveiro

Fonte: CESP