A Comissão Sindical do SITE-Sul face ás ultimas informações divulgadas pela a Administração da VW Autoeuropa faz o seguinte entendimento:
A Administração da VW Autoeuropa comunicou aos trabalhadores que faz intenção de suspender a produção por motivo de falta de componentes, motivo este alheio à vontade dos trabalhadores. Como tal a Empresa dispõe de uma ferramenta (DOWN DAYS) que foi criada para fazer face a este tipo de situações, logo deve ser utilizada no imediato como solução para esta situação.
Entendemos que a Administração dispõe de soluções internas acordadas que permitem fazer face a esta situação de modo a garantir o pagamento dos salários na sua totalidade a todos os trabalhadores e que deve inclusive garantir todos os direitos como o subsídio de refeição e o prémio de assiduidade.
Caso a Administração pretenda recorrer a outro tipo de mecanismos previstos na Lei, a VW Autoeuropa tem todas as condições para garantir a todos os trabalhadores inclusive os com contrato temporário com a AUTOVISION, o emprego, salário e todos os direitos.
O SITE-Sul já pediu reunião à Administração da VW Autoeuropa com caráter de urgência para esclarecimentos sobre esta situação.
A Administração a pretexto desta e de outras situações já adiou por diversas vezes reuniões marcadas para a discussão da Resolução entregue pela Comissão Sindical no seguimento dos Plenários de 25 e 26 de Maio onde se exigem a urgente melhoria das condições de trabalho.
A Comissão Sindical já manifestou o seu descontentamento com esta postura da Administração, e exigiu mais uma vez nova data para reunir e discutir esta matéria, que caso se mantenha teremos de discutir em conjunto com os trabalhadores medidas a tomar para que sejam apresentadas soluções aos problemas apresentados na resolução e no abaixo-assinado entregue pela melhoria das condições de trabalho.
Não podemos aceitar que a Administração se escude nestas e noutras situações para fugir à discussão daquilo que são matérias do verdadeiro interesse dos trabalhadores como as suas condições de trabalho.
Fonte: SITE-SUL