Em reunião decorrida ontem, a direcção do IMT fez saber que o processo de certificação da INCM está concluído e a partir da próxima semana já é possível emitir os cartões tacográficos com a respectiva marca de homologação.
Assim, os pedidos de primeira emissão e os pedidos de renovação por caducidade, devem ser feitos pelos canais habituais e digitais do IMT, sendo que o pedido de renovação pode excepcionalmente ser feito dois meses antes do final do prazo de validade.
No caso da substituição dos cartões ainda válidos e sem a marca de homologação, vai ser actualizada a plataforma que está a ser utilizada para emissão das declarações de autenticidade dos cartões de condutor, (https://declaracaotacografo.incm.pt/), de forma a permitir solicitar a substituição dos cartões sem custos.
Neste processo, o IMT pede para que sejam priorizados os trabalhadores motoristas ao serviço do internacional, estando a plataforma parametrizada com outros critérios descritos na própria plataforma.
Após a recepção do novo cartão, o mesmo deve de entrar logo em funcionamento e o cartão a ser substituído, deve ser mantido durante os 28 dias seguintes e depois enviado para o IMT pelo envelope RSF recebido junto com o novo cartão.
Estamos convictos que esta será uma solução do problema pacifica e estaremos a trabalhar em conjunto nesse sentido.
Para algum esclarecimento adicional, contacta o teu sindicato de classe (STRUP/FECTRANS).