Com todos os esforços de mobilização focados numa grande participação nas comemorações do 1.º de Maio (ver programa), estão lutas já marcadas para dia 3, com destaque para o protesto nacional, no Porto, dirigido à associação patronal da metalurgia e metalomecânica (AIMMAP).
Dirigentes, delegados e activistas sindicais do sector metalúrgico e metalomecânico vão concentrar-se, a partir das 14h00, frente à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Rua Dr. Roberto Frias, s/n), para fazerem ouvir as justas reivindicações dos trabalhadores junto dos dirigentes patronais e outros participantes num evento que a AIMMAP promove nessa tarde na FEUP.
Os patrões da metalurgia e da metalomecânica, sector recordista nas exportações e com perspectivas de crescimento, têm todas as condições para satisfazer as justas reivindicações dos trabalhadores.
Autoeuropa
Pelo aumento dos salários e pela melhoria das condições de trabalho, vão estar em greve no dia 3, por 24 horas, os trabalhadores da Acciona Facility Services que laboram na Volkswagen Autoeuropa.
— Pré-aviso de greve emitido pelo SITE Sul
A Comissão Sindical do SITE Sul na VW Autoeuropa denunciou a falta de trabalhadores nas linhas, que acentua a exploração, contestando o despedimento recente de trabalhadores temporários.
No mesmo comunicado, o sindicato alertou a intenção patronal de não renovar o contrato com a Isporeco, exigindo que seja garantido o emprego dos trabalhadores que até agora têm assegurado o serviço no CP 7 e no CP8.
O Caderno Reivindicativo para 2024 vai ser em breve apresentado aos trabalhadores. Nos plenários, adiantou o sindicato, serão discutidas outras matérias, como a falta de resposta da administração ao abaixo-assinado a exigir melhores condições de trabalho.
Greves na Barbot
Na Indústria de Tintas Barbot começa no dia 3 um ciclo de greves, de uma hora por semana, todas as quartas-feiras de Maio, para exigir aumentos salariais e negociação do Caderno Reivindicativo.
Pelos mesmos objectivos, o SITE Norte convocou também greve ao trabalho suplementar, durante todo o mês de Maio.
— Pré-avisos de greve de uma hora e ao trabalho suplementar