Os trabalhadores saíram, esta quarta-feira, às ruas de Lisboa, Porto, Setúbal, Castelo Branco, Braga e Funchal para se manifestarem pelo aumento dos salários e contra o aumento do custo de vida em Portugal.

Em Lisboa, a manifestação partiu do Cais do Sodré pelas 15h00, sob um forte calor, em direcção à Assembleia da República, levando largas centenas de trabalhadores de vários sectores, do público e privado, a exigirem "mais salário e melhores pensões", e a defender que "o povo não aguenta o aumento do custo de vida".

O Dia Nacional de Luta ficou marcado pela forte adesão de trabalhadores de vários sectores de actividade, que realizaram concentrações e greves em vários pontos do pais, com impacto em diversas indústrias e, também, no sector público. As fortes motivações passaram por reivindicar o aumento dos salários para todos os trabalhadores em, pelo menos, 10% com um mínimo de 100 euros e, a subida do salário mínimo nacional para os 850 euros entre outras medidas que respondam e combatam o aumento do custo de vida.

DIF/CGTP-IN
28.06.2023