joao silvaaÉ com grande pesar e tristeza que comunicamos o falecimento, aos 99 anos de idade, de João Silva fotógrafo da CGTP-IN, durante 29 anos.

João Silva foi um trabalhador e um lutador extraordinário.

Começou a trabalhar aos 12 anos como escriturário. Aos 17 entrou para os estúdios de cinema Tóbis onde, como operador de câmara, trabalhou com os principais realizadores portugueses das décadas de 30 e 40. Participou na Greve Geral de 18 de Janeiro de 1934, tendo sido preso e desterrado, durante 2 anos, para Angra do Heroísmo.

Tem no seu currículo a função de operador de câmara de dezenas de filmes, entre os quais, Canção de Lisboa, Aldeia da Roupa Branca, Pai Tirano e África, do Italiano Ettore Scola.

Em 1950, vai para Angola onde se dedica ao documentário. Quando regressa a Portugal, em 1979, vem para a CGTP-IN, onde trabalhou como fotografo até 2007.

A vida e a acção do João Silva fazem parte do valioso património histórico e de militância da CGTP-IN.
A CGTP-IN presta justa homenagem à memória de João Silva e apresenta sentidas condolências à família.

Informamos ainda que o corpo do João Silva irá, amanhã, 22 de Dezembro, a partir das 17h30, para a Igreja de S. João de Deus, na Praça de Londres, em Lisboa. Dia 23 de Dezembro, às 13h00, o corpo sairá para o cemitério dos Olivais, onde será cremado.

O Secretariado do Conselho Nacional da CGTP-IN