A Revista Escola Informação (EI), do SPGL, dedicou o seguinte artigo aos 25 anos da IR:

"Inter-Reformados Lutar para cumprir Abril

Este ano assinalam-se os 25 anos da criação da INTER­-REFORMADOS. Criada em 1990 é a organização específica da CGTP-IN para a de­fesa dos aposentados, reformados e pensionistas. No seu âmbito têm sido criadas condições para a reivindicação de políticas sociais tendentes à resolu­ção dos problemas dos reformados e a dinamização da sua participação nas lutas específicas bem como nas lutas sindicais mais gerais.

Ao longo destes 25 anos a Inter-Re­formados tem dado particular atenção à organização e ação específica dos reformados nos diversos níveis, no­meadamente incentivando a constitui­ção de comissões próprias nos sindi­catos para defesa dos seus direitos.

A atividade da IR desenvolvida com as Uniões, Federações, Sindicatos e

respetivas Comissões de Aposenta­dos/Reformados tem-se refletido po­sitivamente na melhoria da sua qua­lidade, capacidade de intervenção e implantação nas diversas estruturas sindicais.

Depois de um governo que atacou os direitos essenciais dos reformados torna-se cada vez mais evidente que é necessário reforçar a INTER-RE­FORMADOS de forma a aprofundar o acompanhamento e dinamização das comissões de reformados dos respetivos sindicatos, incentivando a realização de ações de luta em defesa dos direitos dos trabalhadores refor­mados e a sua participação nas lutas específicas e de carácter mais geral.

É necessário manter a vinculação dos trabalhadores aos seus sindica­tos quando passam à reforma, já que a sua intervenção não se esgota com essa transição. É necessário garantir a defesa dos seus direitos específicos, nomeadamente o direito a uma pen­são digna após uma vida de trabalho e outros direitos sociais fundamentais à qualidade de vida e bem-estar nesta nova fase da sua vida.

No próximo dia 10 de novembro na comemoração do aniversário da IN­TER-REFORMADOS todos diremos PRESENTE e aprovaremos as linhas de força necessárias para o reforço da organização dos Aposentados, Refor­mados e Pensionistas deste país, no cumprimento da Constituição Portu­guesa e na defesa dos seus direitos bem como das funções sociais do Estado.

É preciso lutar pela salvaguarda dos nossos direitos e por um futu­ro digno!"

artigoInterreformados