A CGTP-IN solidarizou-se hoje com o “Dia Mundial pelo Trabalho Digno”, que a Confederação Sindical Internacional promove anualmente, em 7 de Outubro.

Ofício enviado

Estimados camaradas,

A Confederação Sindical Internacional (CSI) promove no dia 7 de Outubro de 2013 uma importante Jornada Internacional, subordinada ao lema “Organizar”, apelando a um esforço em uníssono para reivindicar justiça social e empregos dignos para todos, considerando a CSI “porque os governos ainda não estão dispostos ou são incapazes de conter o domínio das entidades financeiras globais e das multinacionais sobre a vida das pessoas, a única maneira de conseguir colocar de novo a economia ao serviço dos interesses da maioria e não de uns poucos, é reforçar o poder dos trabalhadores”.

Como afirma a CSI, “apenas 7% dos trabalhadores e trabalhadoras tanto na economia informal como no sector formal, são membros de sindicatos e centenas de milhões de trabalhadores em todo o mundo anseiam pela segurança de emprego e protecção social que os sindicatos lhes asseguram. Organizar novos associados é a tarefa mais crucial, constituindo esta Jornada Internacional pelo trabalho Digno uma grande oportunidade para fazer chegar a mensagem sindical a todo o globo, estendendo a mão a outros para ajudá-los a sindicalizar-se e apoiando acções de solidariedade, neste 7 de Outubro de 2013, com manifestações, reuniões, seminários, publicidade, comunicação social ou outras”.

A CGTP-IN, intervindo no quadro concreto da nossa situação nacional e com espírito de solidariedade internacional partilha, desde sempre, esta urgente necessidade de reforço da sindicalização dos trabalhadores, tendo designadamente aprovado, no seu último Congresso em 2012, uma estratégia de permanente e acrescida intervenção junto dos trabalhadores, nos locais de trabalho, através do que denominamos de “acção integrada” que visa um constante reforço combinado da sindicalização e da negociação colectiva.

Por isso estamos solidários com a CSI e com a Jornada Internacional pelo Trabalho Digno de 7 de Outubro de 2013, porque são cada vez mais necessárias e urgentes a convergência e a luta sindical pelo reforço da sindicalização, especialmente no quadro actual em que se desenvolve uma ofensiva predadora no contexto da grave crise do sistema capitalista, que está a conduzir a um profunda regressão civilizacional, com terríveis consequências no plano económico e social, energético, ecológico e das matérias-primas. A realidade cada vez mais demonstra a incapacidade do capitalismo em assegurar o desenvolvimento económico e social e a preservação das condições naturais de vida, sendo especialmente grave a falta de acesso à água e a produtos alimentares.

Na verdade, o sistema capitalista impõe uma brutal assimetria na distribuição de bens e rendimentos entre as classes sociais e entre países, criando um mundo injusto e acentuando diariamente as desigualdades.

A ofensiva do grande capital internacional é acompanhada por um violento ataque ás conquistas laborais, sociais e cívicas dos trabalhadores e dos povos, designadamente aos direitos sindicais, dos quais ressaltam o direito dos trabalhadores à contratação colectiva e à organização, visando assim reduzir a sua resistência e luta e tentando impor o empobrecimento generalizado e o aumento da exploração.

Por isso, a CGTP-IN reafirma que é necessária e urgente uma nova ordem mundial que ponha fim à exploração e que garanta a equidade, com uma justa distribuição da riqueza, com progresso, crescimento económico e justiça social.

Camaradas,

A resistência e a luta do movimento sindical e o seu reforço, priorizando a acção nos locais de trabalho, e claro, também nas ruas dos nossos países, contra esta ofensiva e contra as chamadas “políticas de austeridade” e de regressão social e civilizacional, constituem hoje um imperativo em Portugal, na Europa e no Mundo. É uma luta crucial pelo emprego seguro e com direitos, por um presente e um futuro dignos para as novas gerações, pela justiça social, pela soberania dos povos, pela paz e pelo desenvolvimento.

Pela nossa parte, foi nas empresas e locais de trabalho, intervindo para o reforço da sindicalização e da luta que celebrámos no dia 1 de Outubro, o 43º Aniversário da CGTP-Intersindical Nacional e que no dia 19 de Outubro organizaremos nas pontes das cidades de Lisboa e Porto, uma grande “Marcha por Abril: Contra a Exploração e o Empobrecimento”.

Pela Solidariedade Internacional!

Cordiais saudações

Augusto Praça

Secretário de Relações Internacionais

Comissão Executiva

CGTP-IN/Portugal

Dear Colleagues,

The International Trade Union Confederation (ITUC) promotes on October 7th 2013 an important World Day of Action under the motto “Organise”, calling in unison for social justice and decent jobs for all, with the ITUC considering that “governments are still unwilling or unable to tame the dominance of global finance and multinationals over peoples’ lives, the only way to get the economy back on track and serving the interests of the many rather than the few is by building workers’ power”.

As the ITUC declares “Just 7% of working people in the formal and informal sectors are union members, yet hundreds of millions more want the security and protection that unions provide. Organizing new members is the most crucial task facing the union movement worldwide, and the World Day for Decent Work is a great opportunity to spread the union message far and wide, to reach out to others to help them join their union and to support global solidarity actions for working people, with demonstrations, meetings, seminars, publicity, media events, etc.”

The CGTP-IN, intervening in the specific context of our national situation and with a spirit of international solidarity, has always shared this urgent need of strengthening trade union recruitment and, at its last Congress in 2012, it adopted a strategy of permanent and increased intervention in the work places, with the workers, by implementing what we designate as “integrated action”, which aims at constantly reinforcing, in a combined manner, organizing and collective bargaining.

For all of this, we express our solidarity with the ITUC and with the World Day of Decent Work on 7 October 2013, for it becomes increasingly necessary and urgent to develop trade union convergence and struggle for the increase of trade union recruitment, especially nowadays in the context of the predatory onslaught, caused by the crisis of the capitalist system, which is leading to a profound civilisation regression, with terrible consequences for the economic, social, energetic, environmental and raw-materials dimensions. Reality is increasingly showing capitalism’s incapacity of ensuring economic and social development and the preservation of life’s natural conditions, with particular gravity with regard to access to water and food.

In fact, the capitalist system imposes deep asymmetries in the distribution of goods and income among different social classes and among countries, thus creating an unfair world, daily increasing inequalities.

The offensive of big international capital is accompanied by a violent attack against the labour, social and civic workers’ and peoples gains, namely trade union rights, of which we highlight the workers’ right to collective bargaining and to organizing, thus trying to limit their resistance and struggle and install widespread impoverishment and added exploitation.

This is why the CGTP-IN reaffirms that we urgently need a new world order that puts an end to exploitation and that assures equity, with a fair redistribution of wealth, with progress, economic growth and social justice.

Colleagues,

The resistance and struggle of the trade union movement and its reinforcement, giving priority to its action in companies and enterprises and of course in the streets of our countries, against this offensive and against the so-called “austerity policies” and of social and civilisation regression, are nowadays an imperative, in Europe and the world over. It is a crucial struggle for stable jobs with rights, for a dignified present and future for the new generations, for social justice, for the peoples’ sovereignty, for peace and development.

This why we were in struggle on October 1st. 2013, celebrating CGTP-IN’s 43rd Anniversary, by visiting and organising meetings in work places and will again be struggling, on the 19th of October, by organising, over the bridges of the cities of Lisbon and Porto, a strong “March for April: Against Exploitation and Impoverishment”.

For International Solidarity!

Best Regards