O Governo de Israel, a pretexto de uma acção contra terrorista, está a levar a cabo mais uma ofensiva militar contra o povo Palestino. Nos últimos dias, tem levado a cabo um um forte ataque no campo de refugiados de Jenin com grande número de meios terrestres e aéreos, naquilo que é a maior operação militar na Cisjordânia desde 2002 tendo já assassinado mais de uma dezena de pessoas e ferido mais de uma centena sendo que destes, mais de duas dezenas se encontram em estado critico. 

A situação poderá piorar ainda bastante tendo em conta que grande parte das infraestruturas foram destruídas incluindo casas e alguns hospitais, sendo neste momento que não há água nem electricidade.

Este recente assalto a Jenin ocorre num contexto de escalada de violência na Cisjordânia, incluindo o primeiro ataque com drones desde 2006, tendo também aumentado significativamente os ataques a Jenin e ao norte dos territórios palestinianos ocupados a que se soma também o aumento dos ataques cometidos por colonos em aldeias Palestinas. Desde o inicio de 2023 duas centenas de Palestinos foram assassinados pelos militares Israelitas ou por colonos Israelitas. 
Dezenas de resoluções da ONU dão razão ao povo Palestino. Mas Israel continua a desrespeitar, com total impunidade, o Direito Internacional e os direitos do povo da Palestina. Os crimes de Israel são uma ameaça para a Paz no Médio Oriente e no mundo.

A CGTP-IN expressa a sua solidariedade para com os trabalhadores e o povo Palestino recordando que é uma obrigação do Governo português, de todos os governos, o cumprimento daquilo que proclamam e prometem. É tempo de pôr fim à conivência! O Governo português tem a obrigação de reconhecer o Estado da Palestina e condenar os crimes de Israel!

INT/CGTP-IN
05.07.2023