Eurest avança com um novo despedimento coletivo de 141 mulheres no Dia Internacional da MulherEUREST AVANÇA, NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER, COM UM NOVO DESPEDIMENTO COLETIVO DE 146 TRABALHADORES, SENDO 141 MULHERES

A Eurest, Ld.ª, pertencente ao grupo inglês Compass, que opera em Portugal desde 1974 explorando cantinas, refeitórios, bares, áreas de serviço, cafetarias e outros serviços, depois de recentemente ter feito um despedimento coletivo de 116 trabalhadores, informou hoje que é intenção da empresa proceder ao despedimento coletivo de 146 trabalhadores, 141 dos quais mulheres.

A Eurest tem um volume de negócios superior a 100 milhões de euros anualmente, dá milhões de lucros todos os anos, recebeu e continua a receber apoios do Estado neste período de pandemia.

Não há nenhum motivo para a empresa recorrer a despedimentos coletivos. Não há mais nenhuma empresa do setor das cantinas e refeitórios com processos de despedimento coletivo.

Tomemos como exemplo as cantinas do IEFP: houve concurso público no final do ano 2020; a empresa já explorava o serviço de refeições; se entendia que não era rentável, não concorria.

Neste processo, a empresa inclui novamente trabalhadores das cantinas, bares, vending e cafetarias de fábricas, institutos púbicos, incluindo o IFFP, faculdades publicas e privadas, escolas, estações ferroviárias, CTT, áreas de serviço e restauração pública.

Entre os critérios selecionados encontra-se a avaliação de desempenho, aliás legalmente inexistente.

Com este despedimento, a Eurest despede 262 trabalhadores, sendo 238 mulheres.

FONTE: Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal