0002bCGTP-IN está solidária e apoia a luta dos Trabalhadores do Corpo de Polícia Florestal da Região Autónoma da Madeira

A CGTP-IN expressa aos trabalhadores do Corpo de Polícia Florestal (CPF) da RAM o seu apoio e solidariedade para com a justa luta pela negociação do Estatuto da Carreira, instrumento fundamental, quer para garantir a dignificação e valorização profissional dos trabalhadores, quer para assegurar a necessária estabilidade funcional de uma estrutura tão essencial para o desenvolvimento das políticas regionais em matéria de fiscalização, protecção e conservação da zona florestal e para a manutenção do elevado valor patrimonial que este sector representa para a Região da Madeira.

Havendo a possibilidade de solucionar o conflito através de adaptação do Estatuto da Carreira dos Guardas Florestais do Continente, decorrente da negociação concluída com o Ministério da Administração Interna, é incompreensível que o Governo Regional recuse esta solução proposta pelo Sindicato, mantendo uma posição de intransigência, que representa a opção por manter a desvalorização da profissão, na senda do que já foi anteriormente concretizado com a extinção da categoria profissional e a não recolocação de trabalhadores a quem foi imposta a despromoção e, consequentemente, a desvalorização dos próprios trabalhadores.

Por tudo isto, a CGTP-IN reitera o seu apoio à luta destes trabalhadores, porque sendo uma luta justa pelos legítimos direitos e pela melhoria das condições de trabalho ela é, também e simultaneamente, uma luta que favorece o papel e a missão atribuída a este sector, de reconhecida importância para a valorização do património biogenésico e científico da Madeira, e com igual relevância para a economia da Região.