A CGTP-IN reuniu, esta terça-feira (29 de Agosto), com o Secretário de Estado da Segurança Social, para discutir a situação dos beneficiários da Caixa dos Ferroviários de 1927, relativamente ao reconhecimento de que são devidas actualizações das pensões.

À delegação da CGTP-IN, composta pela Secretária-geral, o Coordenador da FECTRANS, o Coordenador do SNTSF e o Coordenador da Inter-Reformados foi-lhe transmitida, pela própria Secretaria de Estado que, neste momento, estão a desenvolver trabalho, em conjunto, com a Secretaria de Estado das Infraestruturas, para se actualizarem as pensões com os devidos retroactivos, tendo por base as actualizações salariais que se verificaram na CP desde a última actualização, que foi em 2009.

Outro tema tratado foi o da injusta discriminação destes beneficiários nas actualizações extraordinárias das pensões. Por parte da CGTP-IN foi defendida que a solução deve passar pela integração no regime geral da Segurança Social, situação para a qual a Secretaria de Estado demonstrou disponibilidade em analisar.

Foi ainda questionada a necessidade de dotar os serviços da Segurança Social de informação sobre o regime da Caixa de 1927, tendo sido assumido que isso será feito, de modo a haver um melhor atendimento aos pensionistas deste regime e assim evitar os problemas que têm sido relatados.

Ficou, também, em aberto a continuação da discussão sobre o subsídio de funeral, nos mesmos termos dos beneficiários do regime geral, o que não acontece agora.

DIF/CGTP-IN
29.08.2023