carlos alvesFoi com profundo pesar que a CGTP-IN teve conhecimento do falecimento de Carlos Alves, ocorrido a 28 de Março de 2021 e só agora conhecida.

Carlos Alves foi um dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de Lisboa, cujo nome ficará para sempre ligado à história do movimento operário e sindical português como um dos fundadores da Intersindical.

A convocatória para a primeira reunião inter-sindical, datada de 1 de Outubro de 1970, foi subscrita pelas quatro direcções sindicais representativas de Lisboa: Caixeiros, Lanífícios, Metalúrgicos e Bancários. Carlos Alves, torneiro mecânico de manutenção de aviões da TAP, e membro da direcção dos Metalúrgicos de Lisboa desde os finais dos anos sessenta, subscreveu essa importante carta, junto com Daniel Cabrita, Manuel Lopes e Malaquias Pinela. Esteve, pois, presente na primeira reunião intersindical, que se realizou a 11 de Outubro de 1970, e que tinha como objectivo o estudo e a discussão de aspectos relativos à contratação colectiva, ao horário de trabalho, à censura e à liberdade de reunião.

Foi também membro do Conselho Nacional da CGTP-IN, no mandato 1993-1996.

À sua família, a CGTP-IN endereça as suas sentidas condolências.

17.05.2021