pcp100A CGTP-IN saúda o Partido Comunista Português pelo seu centenário.

O PCP, com as suas profundas raízes e implantação na classe operária e nos trabalhadores, foi e é um Partido cuja acção se reveste de enorme importância para a defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores.

Com um trajecto de luta ímpar, o PCP foi a grande força organizada no combate ao fascismo, enfrentando os seus militantes a prisão, deportação, tortura e até a morte. Uma acção determinante para a libertação nacional, as conquistas e direitos que brotaram da Revolução de Abril.

Já em democracia, a intervenção do PCP continuou em prol da valorização do trabalho e dos trabalhadores, da coesão social e territorial, da soberania e por um Portugal com futuro.

A ofensiva do capital, a retirada de direitos, a alienação e privatização de importantes instrumentos do Estado, encontrou e encontra sempre a resistência e a luta do PCP.

A sua acção e a luta dos trabalhadores foram insubstituíveis para importantes conquistas nos tempos recentes, para a reposição de direitos roubados e para avanços, ainda que limitados, em muitas áreas centrais para a qualidade de vida dos trabalhadores e suas famílias. A sua história, ao longo dos seus 100 anos, e o seu compromisso para o futuro, são bem demonstrativos de que o PCP é um Partido com quem os trabalhadores contam sempre na luta pela satisfação dos seus direitos e aspirações, na luta contra a exploração e por melhores condições de vida e de trabalho, na luta por um Portugal desenvolvido e soberano, de progresso e justiça social.

DIF/CGTP-IN
06.03.2021