Nota à Comunicação Social n.º 040/13

SEMANA DE LUTA DOS REFORMADOS DE 19 A 26 DE MARÇO

  

A Inter-Reformados Nacional/CGTP-IN que, desde 1990, organiza e representa os trabalhadores reformados, aposentados e pensionistas, decidiu desencadear uma Semana de Luta dos Reformados, que irá decorrer de 19 a 26 de Março, de Norte a Sul do país. 

No actual quadro político-social, em que o país assiste, com angústia e revolta, à tomada de medidas de verdadeiro terrorismo social por um Governo de ultra-direita PSD/CDS, os reformados, pensionistas e idosos, sentem-se um alvo preferencial de políticas que os querem empurrar para o empobrecimento, a desprotecção e a miséria. 

A um Governo sem um pingo de sensibilidade social, obcecado com a destruição do Estado e das suas funções sociais, os trabalhadores reformados vão exigir o rompimento com estas políticas criminosas que comprometem a sua sobrevivência.

A um Governo arrogante e ultraliberal que, espezinhando direitos conquistados em dezenas de anos de trabalho e de descontos, executa um assalto fiscal aos bolsos dos trabalhadores reformados, estes vão responder, nas ruas e nas praças do Norte ao Sul do país, exigindo a sua demissão.

 A um Governo hipócrita, apostado na venda da segurança social e da saúde pública ao grande capital, que nos quer “oferecer”, em troca, umas migalhas de assistencialismo e caridadezinha, os trabalhadores reformados vão dizer: Não!

A um Governo dominado por uma cegueira fundamentalista, que expõe o seu próprio povo a um ciclo vicioso de austeridade-recessão-austeridade, provocando a destruição da economia, do emprego e do sustento dos seus filhos e netos, os reformados vão responder: Basta! 

A um Governo cínico, que procura virar as camadas mais jovens da população contra os mais velhos, para justificar o roubo das pensões, os reformados de todo o país, em Aveiro, Beja, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém e Setúbal vão gritar: Demitam-se!

 A um Governo cleptocrata, que transfere o saque aos trabalhadores para os bolsos sem fundo de emprestadores agiotas, de BPNs, de BPPs, de PPPs, de BANIFs, etc., os trabalhadores reformados, nas ruas e praças da nossa terra hão-de gritar: Rua!

 Sendo os reformados dos maiores alvos deste Governo e destas políticas, têm consciência de que muitas outras camadas da população, conhecem situações de angústia e desespero semelhantes, pelo que a Inter-Reformados Nacional tem acompanhado solidariamente as Acções de Protesto, Proposta e Luta promovidas pelo Movimento Sindical Unitário, por todo o país, nos meses de Fevereiro e Março.

 Chega agora o momento de expressarmos a nossa indignação por estas políticas e por quem as pratica, numa importante jornada cívica e de luta, que decorrerá de 19 a 26 de Março, em várias cidades do país.

 Não podemos ficar indiferentes ou resignados! A luta continua e é de todos!

DIF/CGTP-IN

Lisboa, 15.03.201

ACÇÃO DE LUTA DA INTER-REFORMADOS

 

(nacional descentralizada)

 

SEMANA DE 19 A 26 MARÇO 2013

 

DISTRITO

TIPO DE ACÇÃO LOCAL

DATA

 

AVEIRO

 

Tribuna pública em Ovar

Tribuna pública na Feira

Tribuna pública em         S. J. Madeira

 

 

20 Março

21 Março

22 Março

 

BEJA

 

Plenário de Sindicatos em Beja com ponto de ordem de trabalhos IR/Beja

 

20 Março

Concentração junto à Seg. Social em Beja, com entrega de moção reivindicativa.

 

 

26 Março

 

 

BRAGA

 

Plenário de reformados no Auditório Juventude c/ saída para Seg. Social – Braga

 

 

20 Março

14,00 horas

 

C. BRANCO

 

Concentração de reformados junto à Garagem de S. João de Malta, na Covilhã com ida ao (ACES) da Cova da Beira na Av. 25 de Abril

 

 

22 Março

15,00 horas

 

COIMBRA

 

Concentração na Praça 8 de Maio – Desfile para a Seg.Social

 

 

22 Março

16,00 horas

 

ÉVORA

 

Acção conjunta com IR         e MURPI

Praça do Giraldo - desfile para Seg. Social

 

 

26 Março

14.30 horas

 

LISBOA / SETÚBAL

 

Concentração Lgo. Carmo desfile Chiado/ representação de adaptação de autos de Gil Vicente/ R.Ouro / Min. Finanças

 

 

22 Março

14,30 horas

 

PORTO

 

Plenário de Reformados Junta de Freguesia de S. Ildefonso –

Saída à rua e aprovação de moção contra despejo aumento de rendas de casa.

 

 

20 Março

15,00 horas

16,00 horas