Nota à Imprensa n.º 054/06

ROSSIO,12 de Setembro, 17h
ACTO DE SOLIDARIEDADE COM OS PRESOS POLÍTICOS CUBANOS

Cinco cidadãos cubanos encontram-se injusta e ilegalmente detidos há vários anos em cadeias nos Estados Unidos, em condições inumanas e em regime de "solitária", sem acesso a visita de familiares.O seu "crime" foi o de denunciarem, de modo patriótico, acções de natureza terrorista criminal e ilegal que, com base nos EUA, da ultra-direita cubana de Miami, preparavam contra Cuba.O tribunal de Atlanta nos EUA, anulou o primeiro julgamento realizado em Miami contra os cinco cidadãos cubanos. Apesar dessa decisão e de o Grupo de Trabalho sobre Detenções Arbitrárias da Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas ter declarado arbitrárias as detenções, e ter instado os EUA a adoptar medidas para solucionar a situação, as autoridades norte-americanas acabam de ratificar a condenação inicial.Esta situação constitui uma flagrante violação dos direitos humanos e contraria as normas vigentes da ONU, o direito internacional e as próprias leis dos EUA.Por todo o mundo se levanta o clamor e a exigência da libertação imediata e incondicional dos "cinco de cuba". De 12 de Setembro a 6 de Outubro decorre uma "Jornada Mundial de Solidariedade com os Cinco Heróis".

Por isso, também em Portugal se organizam, neste período, diversos actos e iniciativas no âmbito desta campanha de solidariedade.
Assim várias organizações portuguesas reuniram-se para realizar na próxima 3ª feira, dia 12 de Setembro, um Acto Público de Solidariedade, que terá lugar, pelas 17 horas no Rossio em Lisboa.

Esta iniciativa é co-organizada pela Associação de Amizade Portugal-Cuba (AAPC), Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), Movimento Democrático de Mulheres (MDM), União dos Resistentes Antifascistas (URAP) e Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical Nacional (CGTP-IN).
O acto contará com a intervenção de representantes desta organização e com um momento de música cubana com a participação de Eduardo Sosa, um dos mais destacados trovadores cubanos da actualidade.

pela Associação de Amizade Portugal-Cuba (), Conselho Português para a Paz e Cooperação (), Movimento Democrático de Mulheres ), União dos Resistentes Antifascistas () e Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical Nacional ().O acto contará com a intervenção de representantes desta organização e com um momento de música cubana com a .

Temos o maior prazer em contar com a presença do vosso órgão de comunicação social nesta iniciativa.

DIF/CGTP-IN
Lisboa,08.09.2006