trabalhoPelos dados facultados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional - IEFP a um jornal, confirma-se que o tipo de oferta de emprego disponível nos centros de emprego, para os trabalhadores no desemprego é de um nível salarial baixíssimo.

Comunicado de Imprensa nº. 043/07

trabalhadores são cada vez mais explorados

Pelos dados facultados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional -  IEFP a um jornal, confirma-se que o tipo de oferta de emprego disponível nos centros de emprego, para os trabalhadores no desemprego é de um nível salarial baixíssimo. De facto, sendo a média salarial oferecida nesses empregos de 516 euros, temos de concluir que para um grande número de empregos, o salário oferecido não será superior ao Salário Mínimo Nacional.

Estes dados mais uma vez confirmam o que a CGTP-IN tem vindo a referir, ou seja, o emprego criado, continua, na sua maioria, a ser precário, mal pago e não qualificado. E mesmo as ofertas destinadas a dirigentes e quadros superiores, a média, segundo é dito pelo IEFP, é de 635 euros, o que demonstra a baixa oferta salarial que é proposta aos trabalhadores com maior qualificação.O que é nos dado a observar, é que as empresas, entretanto, continuam apostar numa política de despedir os trabalhadores mais velhos e mais qualificados para os substituir por trabalhadores mais jovens mal pagos e sem direitos e onde não há nenhuma estabilidade. Na prática, o que se verifica é que o emprego tem cada vez menos qualidade.

Como a CGTP-IN tem vindo a afirmar, a actual situação do emprego reflecte problemas, sobretudo estruturais. A competitividade da economia tem assentado, essencialmente, no baixo custo de mão-de-obra e na forte exploração dos trabalhadores.Para a CGTP-IN é imperioso romper com este modelo, que é injusto e promove desigualdades sociais e é desastroso do ponto de vista económico e optar por um crescimento baseado na inovação, no investimento, nas qualificações e no respeito pelos direitos de quem trabalha.

DIF/CGTP-INLisboa, 23.11.2007