Haja o bom senso e sentido de responsabilidade de não avançar com conclusões preliminares ou desviar o objecto da investigação antes da conclusão do inquérito.

Comunicado de Imprensa n.º 037/07

HAJA BOM SENSO E SENTIDO DE RESPONSABILIDADE

Circulam comentários e considerações na comunicação social de que haverá já um relatório preliminar relativo ao processo de averiguações ordenado pelo Ministro da Administração Interna à ocorrência verificada no passado dia 8 de Outubro, quando dois policias “à civil” se deslocaram às instalações do Sindicato dos Professores da Região Centro para obterem informações sobre uma acção de protesto - devidamente comunicada ao Governo Civil pela União dos Sindicatos do Distrito de Castelo Branco - que teria lugar, no dia seguinte, por ocasião da visita do Primeiro Ministro a uma Escola na Covilhã.

A CGTP-IN entende que o apuramento de responsabilidades se deve circunscrever aos factos que, eventualmente, indiciem a sua não conformidade com as leis e não a quaisquer outros que respeitem ao exercício de direitos constitucionais.

Isto é, o que importa apurar é se ocorreu ou não a ida de agentes policiais à sede do sindicato com aquele intuito e a mando de quem.

Como já foi divulgado esta manhã, a CGTP-IN, será recebida amanhã 12 de Outubro, pelas 8:30 hora, pelo Ministro da Administração Interna, na sede do Ministério, sita na Praça do Comércio, em Lisboa.

DIF/CGTP-IN

Lisboa, 11.10.2007